segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nossa Culinária

*Prato com caldo

- Puchero: Prato de origem espanhola, feito com grão-de-bico, carnes salgadas (lombo e costela), carnes frescas (peito e costela de boi), embutidos (linguiça e paio), legumes e verduras.

*Prato com Charque

- Arroz Carreteiro: Compõem-se de charque picado e arroz. Pode ser feito também com as sobras do churrasco picado.

-Charque no Espeto: Compõem-se de pequenos pedaços de charque em espetos e assado na brasa, como o tradicional churrasco.

- Roupa Velha: Prato de origem italiana, foi introduzido na culinária Gaucha por colonizadores italianos. Existem vários tipos de pratos intitulados de "Roupa Velha" que é o aproveitamento de sobras, de carnes e até mesmo bacalhau.

*Prato com Galinha

- Galinha ao Molho Pardo: Este prato chegou com os primeiros colonizadores. Também conhecido como "Galinha de Cabidela". A receita é composta por frango bem gordo e legumes, tudo bem refogado ao molho pardo.

*Prato com Ovelha

- Bife Acebolado de Quarto: É composto por um quarto de ovelha, frita em uma panela de ferro com muita cebola.

- Cola Gaita: Compõem-se de espinhaço de ovelha e farinha de mandioca. É feito então um pirão.

- Espinhaço com Arroz: Este prato é praticamente como o "Arroz Carreteiro", muda apenas
a carne. Usa-se então o espinhaço de ovelha, tudo bem cozido com o arroz.

* Prato com Peixe

- Peixe no Borralho: Tempere o peixe como de costume, então coloque o peixe em cima de uma folha de bananeira e enrole, dobrando as pontas para dentro. Leve para assar.

*Outros Tipos

- Mocotó: Na época das charqueadas, os escravos faziam para o seu sustento, uma sopa, utilizando o que os seus patrões descartavam, as sobras do boi. Como por exemplo, a pata, as tripas e outros pedaços que eram por sua vez considerados menos nobres. E assim eles preparavam, colocavam tudo a cozinhar e faziam um caldo, rico em nutrientes.

- Carro de Boi: É composto de carne de gado ou porco, arroz, torresmo, jabá, quiabo, jiló ou chuchu.

*Acompanhamentos

- Arroz à Esquilador: é feito com a costela da ovelha, bem temperado e frito com arroz.

- Feijão Campeiro: É composto de carne-seca cortada em pedaços, toucinho, linguiça, louro, pimentão, cebola, alho e tutano de boi. Assim que o feijão estiver cozido, esmague os grãos para o caldo engrossar.

- Feijão Mexido: é um prato feito com as sobras do feijão. Após fritar em uma panela de ferro, cebola, pimentão e alho acrescente o feijão, misturando lentamente coloque a farinha de mandioca até engrossar e virar um pirão.

*Sobremesas

-Ambrosia: É o manjar dos "Deuses do Olimpo", era um doce com um sabor divino, alguns diziam que tinha o poder da cura, dizia a mitologia grega. Conforme a mitologia, esse manjar era tão poderoso ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastava apenas que alguém colocasse na boca. é Feito com leite, ovos e açúcar. O nome vem de "Ambrósio" que significa divino e imortal.

- Arroz de Leite: É feito com arroz e leite, após pronto polvilhar canela em pó.

*Temos também

- Broa de Fubá
- Doce Abóbora
- Doce de Batata Doce
- Doce de Aipim
- Figada
- Figos em Calda
- Pão de Batata Doce
- Mandolate
- Rapadura de Amendoim ou de Leite
- Rosca de Milho
- Sagú

Nome Karina Hüsken

Um comentário: